O Projeto teve início no mês de maio, envolvendo mais de 720 estudantes, de 18 escolas, de municípios do Oeste catarinense, nos campi de abrangência da Unoesc em Joaçaba, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê e Chapecó, e é uma parceria entre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unoesc, a Delegacia da Receita Federal e o curso de Ciências Contábeis, que realizam em conjunto mais uma edição do projeto Educação Fiscal e Cidadania.
Com o tema “A adesão dos municípios à Nota Fiscal Eletrônica e os benefícios aos contribuintes”, o projeto integrou a Gincana de Educação Fiscal. As escolas cumpriram várias atividades, como a elaboração de vídeos informativos, pesquisa sobre o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado pelo município, recolhimento de lacres de latinhas e notas fiscais de serviços, jogos educativos e arrecadação de cestas básicas e fraldas para doação.
Conforme a coordenadora do NAF, professora Marcia Regina Massignani, a escola vencedora da edição 2023, em cada campi, será contemplada com um lote de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, avaliado em aproximadamente R$ 50 mil, para a realização de um bazar. O resultado final será divulgado no final do mês de outubro, após a soma das pontuações e da compilação dos dados.
NAF da Unoesc
— O projeto Educação Fiscal e Cidadania é executado desde 2017 pelo NAF da Unoesc e pela Delegacia da Receita Federal, visando o desenvolvimento da educação fiscal e a conscientização sobre a importância do pagamento de impostos e a destinação correta dos recursos públicos — enaltece a professora Marcia.
Campus de Joaçaba
Na abrangência da Unoesc Joaçaba, o projeto contempla 120 alunos do Ensino Fundamental de três escolas de Joaçaba e Luzerna: Centro Educacional Roberto Trompowski (Cert), Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (Nuperajo) e Escola Municipal São Francisco. Na última ação da Gincana, na manhã de segunda-feira (9), no ginásio do Complexo Esportivo do campus 2, os participantes executaram cinco tarefas relâmpagos viabilizadas por professores e estudantes do curso de Educação Física
Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba