Equipes técnicas da AteG no Oeste e Extremo Oeste.
Equipes técnicas da AteG no Oeste e Extremo Oeste

Senar/SC capacita técnicos para a Assistência Técnica e Gerencial aos produtores rurais

Equipes técnicas das regiões Oeste e Extremo-Oeste participaram, nesta semana, de capacitação para atualização metodológica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em Chapecó. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e contou com o apoio dos Sindicatos Rurais de toda a região.

A ATeG é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural catarinense pelo Senar/SC. Seu foco é a capacitação dos produtores rurais para a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural. A coordenadora estadual do programa, Paula Coimbra Nunes, explicou que todos os anos são realizadas capacitações para aperfeiçoamento constante da equipe e para reforçar o foco em análise de indicadores visando melhorar a gestão das propriedades.

“A metodologia do Programa é a mesma para todo o Estado e nosso objetivo é padronizar o trabalho, ou seja, utilizar os mesmos parâmetros para comparar a evolução e a eficiência dos sistemas produtivos. Santa Catarina é referência em termos de qualidade e resultados e isso acontece porque conseguimos trabalhar de forma alinhada. A parceria dos Sindicatos Rurais também é essencial nesse processo”, salientou Paula.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, frisou o comprometimento das equipes catarinenses e reforçou que o treinamento é fundamental para elevar, cada vez mais, a eficiência do programa. “Nossas equipes técnicas desempenham papel fundamental para levar aos produtores conhecimento sobre manejo, tecnologia e gestão. Ao investir em atualização profissional, o Senar/SC contribui para o desenvolvimento sustentável da agropecuária”.

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar/SC vem contribuindo significativamente para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural. Atualmente, a ATeG beneficial 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, afirma que desde 2016 o programa capacitou mais de 13.800 produtores rurais de vários segmentos em 284 municípios. “Os expressivos resultados são realidade porque o produtor está interessado em obter conhecimentos e porque contamos com a dedicação de eficientes equipes e excelentes parceiros em todas as áreas”.

Com duração de dois a quatro anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados.

Capacitações

A capacitação em Chapecó contou com a presença dos supervisores regionais Helder Jorge Barbosa e Grasiane Viêra e dos supervisores técnicos da ATeG, Fernando Silveira, Fernando Schneider e Leandro Simioni.

Essa foi a terceira edição da capacitação metodológica da ATeG. A primeira ocorreu recentemente, em Lages, reunindo técnicos da ATeG das regiões Norte, Vale do Itajaí e Serra. A segunda, também em Lages, contou com a participação de técnicos do Sul e do Meio-Oeste.

Os dois primeiros eventos contaram com a presença da supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton e também dos supervisores técnicos da ATeG, Jaison Buss, Pablo Ambrósio, Gerson Cunha, Taiane Plautz, Bruno Nesi, Célio Souza, Guilherme Romani, Fernando da Silveira, Rafael Loregian, Leandro Simioni e Fernando Schneider. As atividades das três capacitações foram conduzidas pelo instrutor do Senar, Erno Menzel.

Fonte: MB Comunicação

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias