Em ato realizado na última sexta-feira, 10/2, Fraiburgo abriu oficialmente a colheita da maçã. A produção de maçãs coloca o município em destaque no cenário nacional da fruticultura. Em 2023 a colheita no Brasil deve alcançar 1.1 mi toneladas. Em termos de volume produzido 65% terão como destino o mercado interno e 5% o mercado externo. O restante será destinado à fabricação de sucos, geleias e desidratados.
CONFIRA TAMBÉM: Artigo científico discute necessidade de diversificar cultivares de maçã no Brasil
Dos pomares de Fraiburgo e região sairão 95 mil toneladas da fruta. Somando-se as 515 mil toneladas que serão produzidas em Santa Catarina.
O clima contribuiu e a expectativa da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, é que a safra renda frutos de excelente qualidade de tamanho médio, doces, suculentos e coloridos, ressaltou o diretor executivo da entidade, Moises Lopes de Albuquerque. Ou seja, o consumidor pode esperar frutos saborosos.
Representando o Governador do Estado, Jorginho Mello, o secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Valdir Colatto ressaltou o compromisso com projetos que fortaleçam a produção agrícola e apoio do Estado para as demandas dos produtores.
Também estiveram presentes o deputado Federal, Valdir Cobalchini e os deputados estaduais Nilso Berlanda e Ivan Naatz.
Encerrando o ato o prefeito Wilson disse que somente nos dois últimos anos mais de R$ 4 milhões foram investidos em projetos na área de agronegócio. Sem contar os recursos despendidos para manutenção viária dos mais de 550 quilômetros de estradas no interior por onde ocorre o escoamento da produção.
Vale ressaltar que o evento reuniu empresários do setor, pequenos e médios produtores de maçãs fraiburguenses, representantes das áreas de pesquisa, fitossanidade e entidades do terceiro setor.
A colheita da maçã iniciou em janeiro e traz milhares de trabalhadores sazonais para a cidade. Além disso, é um forte atrativo turístico trazendo visitantes que desejam viver a experiência de colher o fruto do pé.
Em relação ao turismo, Fraiburgo espera receber neste ano cerca de 25 mil turistas, gerando um movimento econômico superior a R$ 3.5 milhões somente para este setor. Ester ano como de costume, os jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET estiverem presentes no evento fazendo a cobertura jornalística para diversos veículos de comunicação.
Homenagem Edson Ziolkowski
O presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak juntos dos associados da ABRAJET-SC, homenageou o hoteleiro Edson Ziolkowski, pela parceira de longa data com a Entidade.
Com informações da Prefeitura Municipal de Fraiburgo