Na última quinta-feira (18), aconteceu no auditório Afonso Dresch da Unoesc em Joaçaba, o I Seminário Regional da Mulher que foi promovido pelo COMDIM – Conselho Municipal de Direitos da Mulher, dos municípios de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna. O evento contou com a participação de quase 300 pessoas e teve como programação uma roda de conversa com representantes dos três municípios, Ministério Público, Rede Catarina da Polícia Militar, Secretarias de Saúde e Assistência Social, além de apresentações artísticas.
A atividade é alusiva ao mês “Agosto Lilás”, onde diversas atividades acontecem, contra todo e qualquer tipo de violência contra mulheres, tendo em vista que é o mês de aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto de 2006.
A Secretaria de Assistência Social de Joaçaba, preocupada com o aumento desta demanda, iniciou em maio a elaboração de protocolo de atendimento às mulheres em situação de violência, por meio de um grupo de trabalho envolvendo as entidades que prestam atendimento, orientação ou interface com as políticas públicas com vistas ao atendimento de mulheres.
Este Grupo de trabalho é constituído pela Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, 3ª Promotoria de Justiça, Subseção da OAB de Joaçaba, Projeto OAB por Elas, Delegacia de Proteção à Criança Adolescente Mulher e Idoso de Joaçaba – DPCAMI, Polícia Militar e Rede Catarina, Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST, Procuradoria da Mulher de Joaçaba, SESI, SINE e Conselho Tutelar.
Saiba mais
Entre março de 2020 (início da pandemia da Covid-19) e dezembro de 2021, foram 2.451 Feminicídios e 100.398 casos de estupro de vulnerável (vítimas do gênero feminino) no Brasil. O País ocupa a marca de 5º lugar entre as nações com maior índice de violência, ranking este liderado por El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia.
De janeiro a julho de 2022, de acordo com o Observatório da Violência contra a Mulher, foram 31 casos de Feminicídio no Estado de Santa Catarina e 12.962 medidas protetivas requeridas.
As mulheres podem buscar orientação e ajuda por meio dos telefones: Polícia Militar 190, Disque Denúncia 181, dirigindo-se até a delegacia mais próxima, ou pela internet, por meio da Delegacia Virtual (link: https://delegaciavirtual.sc.gov.br/).
Fonte: Ascom Prefeitura de Joaçaba
Leia Também: ACIOC promove semana de conhecimento, interação e networking