17/09/2026
FESTEJO 2026 segue com programação até sábado (19) em Joaçaba
FESTEJO é uma demonstração de que Joaçaba tem fomentado a cultura em diferentes

FESTEJO 2026 segue com programação até sábado (19) em Joaçaba

Bom Dia SC – O Festival de Teatro de Joaçaba (FESTEJO) teve sua abertura oficial realizada nesta quarta-feira (16), reunindo artistas, grupos teatrais e comunidade em uma programação dedicada às artes cênicas. O momento marcou mais uma etapa da retomada do festival, que voltou a integrar o calendário cultural do município e segue até sábado (19) com espetáculos, formação, cortejo, roda de conversa e atividades culturais.

A programação desta quarta-feira (16) começou pela manhã, com a oficina de teatro, que vem sendo realizada desde domingo (13). À tarde, o público acompanhou a mostra local “O Menino Sem Nome”, do Coletivo Cria, no Teatro Alfredo Sigwalt. Na sequência, o cortejo tomou conta da Praça da Prefeitura, preparando o público para a abertura oficial, que aconteceu à noite, com a apresentação do espetáculo “Prisão Para a Liberdade”, do LUME Teatro, de Campinas, com Carlos Simioni.

Para o Intendente de Cultura, Pedro Peretti, a realização do FESTEJO representa o fortalecimento das ações culturais e a oportunidade de aproximar o teatro da comunidade. “O FESTEJO é uma demonstração de que Joaçaba tem fomentado a cultura em diferentes frentes e criado espaços para que os artistas possam se apresentar, para que o público tenha acesso à arte e para que possamos fortalecer a produção cultural do município. Depois da retomada do festival, no ano passado, seguimos trabalhando para ampliar essa programação e trazer novamente o teatro para o cotidiano da cidade”, destaca.

A programação continua nesta quinta-feira (17), com atividades pela manhã e dois espetáculos. Às 14h, será apresentado “Como Nasceu a Alegria”, da Cia Carona de Teatro, de Blumenau. Às 20h, será a vez de “Vozes Vivas”, da Cia Contacausos, de Chapecó.

Na sexta-feira (18), o público poderá acompanhar “Brio – Renascer do Riso”, do Grupo Quintal da Meiroca Produção Cultural, de Concórdia, às 14h, e “Poeira”, do Poeira Grupo de Teatro, de Florianópolis, às 20h.

FESTEJO 2026 segue com programação até sábado (19) em Joaçaba
O Festival voltou a integrar o calendário cultural do município

Encerramento do FESTEJO

O encerramento do FESTEJO acontece no sábado (19), com uma programação que começa às 10h, na Morada da Floresta, com a roda de conversa “Processos Criativos em Teatro – Mediação FECATE”. A partir das 15h, o Parque Municipal Ivan Oreste Bonato recebe uma sequência de atrações: “Aidonou em: Intimidade / Carmem / San Telmo, 940”, da Cia Lambe Rua, de Blumenau; “Alguém Pegou Meu Livro”, da Suliarte Produções, de Concórdia; e “Circo do Minuto”, da Cia Circo-Íris, de Canelinha.

A programação será encerrada às 20h, com roda de samba e festa de encerramento na quadra da Escola Acadêmicos do Grande Vale.

O FESTEJO é realizado pela Prefeitura de Joaçaba, por meio da Secretaria de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, com produção artística do Grupo Teatral Reminiscências (Fabio Libardi, Ingrid Lucas e João Tomaz Santos) e apoio da Federação Catarinense de Teatro (FECATE). Todas as atividades são abertas ao público.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Joaçaba

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas

error: Content is protected !!