03/06/2026
Joaçaba amplia oportunidades com nova turma de EJA Profissionalizante, em parceria com a FIESC
Joaçaba amplia oportunidades com nova turma de EJA Profissionalizante, em parceria com a FIESC

Joaçaba amplia oportunidades com nova turma de EJA Profissionalizante, em parceria com a FIESC

Bom Dia SC – A Administração Municipal de Joaçaba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a FIESC, está com turma aberta para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. A iniciativa é voltada especialmente para pais, mães e familiares de alunos da Rede Municipal, além de jovens e adultos que desejam retomar os estudos e conquistar uma qualificação profissional.

A ação também está alinhada ao compromisso do município com o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com União, Estados, Distrito Federal e Municípios, reforçando o empenho de Joaçaba na ampliação do acesso à educação e na melhoria da qualidade do ensino.

Educação de Joaçaba

A proposta permite que o estudante conclua o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio ao mesmo tempo em que realiza um curso de qualificação profissional reconhecido pelo SENAI, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho.

As aulas presenciais serão realizadas na Escola Mercedes Luiza Nascimento (antigo SENAI de Joaçaba), com frequência de duas vezes por semana, no período noturno. O curso tem duração de 13 meses letivos, possibilitando a conclusão da formação de forma mais ágil.

Durante o período de formação, os alunos participarão também do curso de qualificação profissional de Controlador e Programador de Produção. Ao final, receberão dois certificados: um de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio e outro do curso profissionalizante emitido pelo SENAI.

Joaçaba amplia oportunidades com nova turma de EJA Profissionalizante em parceria com a FIESC
Joaçaba amplia oportunidades com nova turma de EJA Profissionalizante em parceria com a FIESC

A Secretária de Educação, Rosane Kunen, destaca a importância da iniciativa como ferramenta de transformação social e também como parte de um movimento maior de fortalecimento da educação no município.

“Essa é uma oportunidade muito significativa para quem precisou interromper os estudos. Além de concluir a educação básica, o aluno sai com uma qualificação profissional reconhecida, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias. A Rede Municipal de Ensino entende que esta mobilização também contribuirá para que as famílias de nossa comunidade escolar possam melhorar o acompanhamento escolar de seus filhos, a partir do momento que se permitem ampliar o conhecimento”, ressalta Rosane.

Turma de EJA Profissionalizante

As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e o início das aulas está previsto para o dia 9 de junho. Para realizar a matrícula, é necessário ter 18 anos ou mais. Para ingressar no Ensino Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). Já para o Ensino Fundamental, é preciso ter concluído o Fundamental I (do 1º ao 5º ano).

Mais informações podem ser obtidas junto ao SESI, pelo telefone (49) 3551-4041.

Fonte: Administração Municipal de Joaçaba

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas

error: Content is protected !!