Estrutura inaugurada nesta semana é o elo do Governo Municipal com os empresários
Enio Albérto Parmeggiani, Cristiane Teixeira, Leonardo Visoli, Eliéze Comachio, Gilmar Marmentini e Simone Grobe (Créditos: Cristiane Huff/Governo de São Domingos).

Sala do Empreendedor de São Domingos potencializará negócios locais

Estrutura inaugurada nesta semana é o elo do Governo Municipal com os empresários

Estrutura inaugurada nesta semana é o elo do Governo Municipal com os empresários
O Governo Municipal de São Domingos, no oeste catarinense, inaugurou nesta quarta-feira (10) a Sala do Empreendedor para auxiliar no atendimento das demandas do setor empresarial. A solenidade virtual e adaptada em função da pandemia da Covid-19 contou com a participação de lideranças locais e de diretores do Sebrae/SC. O espaço faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executada pelo Governo Municipal e pelo Sebrae/SC.

A prefeita Eliéze Comachio afirma que a estrutura dará apoio para alavancar os negócios locais (Créditos: Cristiane Huff/Governo de São Domingos).

A Sala do Empreendedor simplificará os procedimentos para quem deseja empreender e auxiliará os empresários que almejam ampliar seus negócios. “Essa estrutura dará apoio para alavancar os negócios locais, principalmente, neste momento singular que vivemos com a pandemia em que é necessário inovação, resolutividade, agilidade e resiliência aliados às tecnologias para se manter no mercado”, analisa a prefeita Eliéze Comachio.

A gestora também enfatiza que o Programa Cidade Empreendedora tem desenvolvido as potencialidades no município, fortalecido os negócios familiares e melhorado a economia local. “Essa parceria tem proporcionado bons resultados, a exemplo da aproximação maior com o comércio local, pois tínhamos dificuldades em construir e executar projetos, desvinculando das questões político-partidárias”, relata. Atualmente, 30 empresas participam de consultorias para aprimorar seus empreendimentos, com elaboração de planos de negócios, utilização das ferramentas digitais e outras soluções disponibilizadas para melhoria da gestão, dos controles e dos processos internos.

A solenidade virtual contou com a participação de lideranças locais e de diretores do Sebrae/SC (Créditos: Cristiane Huff/Governo de São Domingos)

Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani, esse instrumento entregue à comunidade proporciona uma conexão real entre o Poder Público e os empreendedores locais. “A partir da Sala do Empreendedor também há interface com a área de atendimento empresarial do Sebrae/SC na qual podem ser acessadas soluções e ferramentas que contribuem para um avanço significativo e acelerado dos pequenos negócios”, argumenta.

“A Sala do Empreendedor é um espaço que atende a esperança das pessoas para desenvolver sua vida empresarial no município que escolheram para viver. Ao mesmo tempo é um passaporte do futuro do município, pois ao auxiliarmos na manutenção dos negócios geramos riqueza e melhoramos a qualidade de vida, pois desenvolvimento e cidadania passam pelo empreendedorismo”, enaltece o diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro.

Somados a esse raciocínio está a migração de força produtiva de municípios menores para os polos regionais. Se um casal na faixa de 25 a 30 anos com um filho de cinco anos resolve mudar de cidade, perde-se 40 anos de potencial renda local. “As pessoas saem de suas terras natais por não ter emprego, contudo esse cenário pode ser revertido ao apresentarmos oportunidades e suporte para que eles empreendam localmente”, avalia o diretor técnico.

O município ocupa uma extensão territorial superior a 360 quilômetros quadrados, com cultura influenciada pela colonização alemã e italiana. São Domingos é reconhecido como capital catarinense das araucárias, por abrigar o Parque Estadual das Araucárias, que em uma área de 600 hectares é referência no turismo ecológico e sedia um centro de pesquisa avançado sobre o estudo da biodiversidade local.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias