Por: Redação | 06/11/2018

Umas das categorias do 1º Concurso de Poesia Miguel Russowsky que será premiada é a categoria especial “Soneto”. Os sonetos costumam ter uma estrutura semelhante. O texto começa com uma introdução, que apresenta o tema, seguida de um desenvolvimento das ideias e termina com uma conclusão, que aparece no último terceto. Essa é, em geral, a estrofe descodificadora de seu significado. O soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos. A forma mais comum é a que contém dez sílabas poéticas por verso, classificando-se como decassílabo, geralmente com acentuação rítmica na sexta e décima sílabas (verso heroico) ou na quarta, oitava e décima sílabas (verso sáfico).

O Concurso, que está sendo promovido pela Casa da Cultura Rogério Sganzerla, homenageia o poeta Miguel Russowsky, natural de Santa Maria (RS), que além de grande empreendedor, médico e enxadrista, foi considerado um dos maiores sonetistas do Brasil e que por 60 anos fez de Joaçaba sua terra do coração e visa resgatar e valorizar os talentos literários do Município de Joaçaba.

A competição é aberta para toda comunidade joaçabense e irá premiar os poemas vencedores em valores que chegam a mais de R$ 6 mil, além de troféus, certificados e brindes. Além da categoria especial “Soneto”, também têm as categorias divididas por idade, indo do infantil à terceira idade.

Os interessados, poderão inscrever-se até o dia 30 de novembro pelo site www.joacaba.sc.gov.br/cultura.

Conheça um dos sonetos de Miguel Russowsky

LAÇOS DESFEITOS

“Hoje partes… (A morte ronda perto).

Tens outro amor? Pois vai. Não és perjura.

Amor de um lado só, bem sei, não dura.

Talvez eu sobreviva ao lar deserto.

 

Hoje te vais! …. És pássaro liberto.

Não hei de maldizer a noite escura.

Já tive meus momentos de ventura,

que eu paguei agora o preço justo e certo.

Se um novo amor anula outros amores…

Vai então! Sê feliz!… e se puderes

não lembres mais de mim. Ó sina crua!

Leva tudo daqui quando te fores,

só não retira a dor com que me feres…

Quero que reste alguma coisa tua. ”

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Joaçaba