19/05/2025
Capacitação de Legislação aplicada ao Transporte Agrícola
Chapecó sediou três edições do treinamento em abril

16 turmas receberam capacitação sobre legislação aplicada ao Transporte Agrícola em abril

Promover segurança nas estradas e profissionalização no campo é o objetivo dos treinamentos sobre Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola, que tiveram início em abril deste ano em todo o estado. A iniciativa é do Sistema Faesc/Senar, em parceria com a Fetrancesc e o SEST SENAT, e conta com o apoio dos Sindicatos Rurais e da Comissão da Agricultura da Alesc. 

Somente no mês de abril, 16 turmas foram capacitadas nos seguintes municípios catarinenses: São Lourenço do Oeste (duas turmas), Novo Horizonte, Guaramirim, Nova Erechim, Pinhalzinho, Schroeder, Corupá, Ipumirim, Campo Alegre, Chapecó (três turmas), Rio do Sul, Caçador e Ponte Serrada.

Com duração de quatro horas/aula, as capacitações são direcionadas aos produtores rurais de cada região e oferecem informações detalhadas sobre a legislação vigente relacionada ao transporte de cargas agrícolas. Durante os encontros, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre normas de trânsito, exigências legais para transporte de produtos do campo, responsabilidades dos condutores e boas práticas que devem ser adotadas para garantir a conformidade com a lei.

Avanço para o setor

Os dirigentes sindicais das regiões estão satisfeitos com a iniciativa e destacam a importância do conteúdo oferecido. Para o presidente do Sindicato Rural de Ponte Serrada, José Foresti, a capacitação representa um avanço significativo para o setor. “A legislação precisa ser compreendida por quem vive e depende das estradas para escoar sua produção. Estamos satisfeitos com o envolvimento da comunidade rural.”

O presidente do Sindicato Rural de Ipumirim, Neudi Gado, também frisou o papel transformador da ação. “Esse treinamento trouxe esclarecimentos importantes sobre a legislação, o que contribuiu diretamente para a segurança nas rodovias e para a atuação consciente dos nossos produtores. Informação é o primeiro passo para um transporte rural mais seguro.”

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, realçou os efeitos positivos da capacitação. “Quando o produtor age de acordo com a legislação todos ganham: ele, a comunidade e o setor. O curso contribuiu para que sejamos reconhecidos não apenas pela produtividade, mas também pela responsabilidade.”

Capacitações

A iniciativa busca conscientizar os produtores sobre a importância da legalidade no transporte rural, além de evitar acidentes e infrações, fatores que impactam diretamente na produtividade, na preservação da vida e na imagem do setor agropecuário.

A ação integra uma programação realizada em todas as regiões catarinenses com foco na valorização do produtor e na melhoria das condições de trabalho e transporte no meio rural. Essa parceria visa capacitar mais de 2.000 produtores rurais, em 202 turmas, de 90 municípios de todo o estado. O objetivo é garantir o pleno conhecimento da legislação específica do setor agrícola no transporte.

Em nome das entidades parceiras, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, e a diretora de unidade do SEST SENAT de Florianópolis, Patrícia Ferreira, reforçam o convite aos produtores que utilizam as rodovias para o transporte de máquinas e equipamentos agrícolas para que aproveitem essa oportunidade. De acordo com eles, trata-se de uma iniciativa que valoriza o campo e promove um setor mais seguro, legalizado e preparado para o futuro.

Fonte: MB Comunicação

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
http://45.148.96.44/~bomdiasa/wp
@bomdiasantacatarina

Compartilhe:

WhatsApp
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa

Novidades: