Agronegócios Bom Dia Rural Economia Educação Esporte Estado Geral Polícia Política Região Turismo
Santa Catarina - Tenha uma boa tarde, hoje é DOMINGO - 25 de Junho de 2017 - Agora são
  BALNEÁRIO CAMBORIÚ
  BLUMENAU
  CAÇADOR
  CAMPOS NOVOS
  CAPINZAL
  CATANDUVAS
  CHAPECÓ
  CONCÓRDIA
  CURITIBANOS
  FLORIANÓPOLIS
  FRAIBURGO
  HERVAL D'OESTE
  IPIRA
  ITÁ
  JARAGUÁ DO SUL
  JOAÇABA
  JOINVILLE
  LAGES
  LUZERNA
  OURO
  PENHA
  PINHEIRO PRETO
  PIRATUBA
  RIO DO SUL
  TREZE TÍLIAS
  VIDEIRA
  XAXIM

BOM DIA RURAL
Bom Dia SC 23/06/2017 | Sexta-Feira - na categoria (Bom Dia Rural)
​A soja é ainda um grande produto na pauta de exportações de Santa Catarina

Produtores catarinenses colhem a maior safra de soja da história. A produção chegou a 2,4 milhões de toneladas, 13,4% a mais do que no último ano. A soja vem ganhando cada vez mais espaço nas lavouras catarinenses, principalmente as áreas que antes eram usadas para o plantio de milho. Na safra 2016/17, o grão ocupa 660,2 mil hectares no estado, a maior área plantada já registrada. Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), a colheita de soja já está encerrada e segue confirmando a expectativa de uma safra extraordinária.
        O aumento na produção é o resultado da combinação entre área plantada e produtividade, o rendimento médio das lavouras catarinenses chega a 3,6 toneladas por hectare - um aumento de 11,24% em relação à última safra. Em Curitibanos, por exemplo, a produtividade alcançou 4,17 toneladas por hectare, 20,4% a mais do que em 2016. A produtividade é acima da média também em regiões como Joaçaba, Canoinhas e Ituporanga, onde os produtores colheram 4,16 toneladas/ hectare, 3,8 toneladas/hectare e 3,9 toneladas/ hectare, respectivamente.
        Canoinhas é também a maior região produtora do estado, com uma safra estimada em 501,8 mil toneladas, um incremento de 9,9%. Mas o maior crescimento em produção está em Concórdia, a região ampliou em 37% a área destinada ao plantio de soja e a colheita foi 56,3% maior nesta safra, chegando a 20,7 mil toneladas.
        A produção de soja está relacionada com a produção de carnes em Santa Catarina. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, explica que como maior produtor de suínos, segundo maior produtor de aves e um dos maiores produtores de leite do país, o estado é dependente de grãos, como soja e milho, para ração animal.
        A soja é ainda um grande produto na pauta de exportações de Santa Catarina. Em maio, de tudo o que o estado exportou, 11,9% era do complexo soja. No último mês, foram embarcadas 355 mil toneladas do grão, valor acima da média dos últimos cinco anos para maio. No acumulado do ano, de janeiro a abril, o volume exportado foi 21% superior ao volume exportado no mesmo período de 2016, passando de um milhão de toneladas. Os principais destinos da soja catarinense são China, Rússia, Coreia do Sul e Tailândia.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
 

Demais Notícias cadastradas relacionadas:
09/06/2017 | Sexta-Feira - Maçã: Preços da fuji seguem em queda   
07/06/2017 | Quarta-Feira - Suíno ideal: só a Aurora tem   
06/06/2017 | Terça-Feira - Preços da soja registram alta no mercado interno   
05/06/2017 | Segunda-Feira - Milho: exportação tem alta de mais de 60% em maio   


Clique para Voltar uma página
Painel de administração