Agronegócios Bom Dia Rural Economia Educação Esporte Estado Geral Polícia Política Região Turismo
Santa Catarina - Tenha uma boa noite, hoje é TERÇA-FEIRA - 12 de Dezembro de 2017 - Agora são
  BALNEÁRIO CAMBORIÚ
  BLUMENAU
  CAÇADOR
  CAMPOS NOVOS
  CAPINZAL
  CATANDUVAS
  CHAPECÓ
  CONCÓRDIA
  CURITIBANOS
  FLORIANÓPOLIS
  FRAIBURGO
  HERVAL D'OESTE
  IPIRA
  ITÁ
  JARAGUÁ DO SUL
  JOAÇABA
  JOINVILLE
  LAGES
  LUZERNA
  OURO
  PENHA
  PINHEIRO PRETO
  PIRATUBA
  RIO DO SUL
  TREZE TÍLIAS
  VARGEM
  VIDEIRA
  XAXIM

JARAGUÁ DO SUL
Fujama deflagra Operação Pássaros Livres
Bom Dia SC 07/12/2017 | Quinta-Feira
A operação resultou na apreensão de 49 aves de 15 especies diferentes

Jaraguá do Sul - Biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente e policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville deram início nesta semana à mais uma etapa da Operação Pássaros Livres, que teve como objetivo fiscalizar criadores de pássaros, onde, segundo denúncias, havia aves silvestres em cativeiro sem autorização. Com informações nestas denúncias que chegaram ao conhecimento da Fujama, os biólogos e PMs foram em dois endereços, no último dia 5, e comprovaram as informações.
        O biólogo Gilberto Ademar Duwe explica que o resultado da operação resultou na apreensão de 49 aves de 15 especies diferentes, todas nativas da nossa região e algumas mais raras como é o caso do tico tico rei e o tiê sangue, mas havia outros como canários, trinca ferro e oito periquitos tuim. "Quarenta e três pássaros foram apreendidos nos fundos de uma única casa e os outros seis em outro endereço", contou o biólogo, destacando que não havia nada que comprovasse a criação das mesmas para a comercialização, e que os responsáveis não possuíam as devidas licenças. "Também constatamos que um periquito-verde estava com as penas de uma asa cortada para não voar", disse.
        Segundo ele ainda, esta foi a primeira de uma série de ações que a equipe da Fujama desenvolveu em parceria com a Polícia Militar Ambiental para coibir esse tipo de crime. E reforçou que as pessoas podem denunciar na Fujama (3273-8008 ou 156) ou direto na Polícia Militar Ambiental em Joinville. "Quem tiver aves silvestres em casa ou qualquer outro animal silvestre sem registro no Ibama pode também fazer a entrega voluntária do animal na Fujama sem arcar com as penalidades", lembra o biólogo, enfatizando que trata-se de uma oportunidade para que o responsável pelo animal evite a multa, por exemplo, que é de R$ 500,00 por animal, mas podem chegar a R$ 5 mil se ele estiver ameaçado de extinção. Se estiver criando para vender, a multa é o dobro destes valores. "Caso a pessoa tenha em casa um animal silvestre pego de forma irregular, ela não vai conseguir regularizar. Então, ele pode devolver de forma voluntária para a Fujama ou Polícia Ambiental. Se ela quer um animal silvestre, tem que adquirir de um criador legalizado, com anilha devidamente numerada e registrada no Ibama", explica.
        Conforme o presidente da Fujama, Normando Zitta Júnior, essa ação teve início no mês de setembro pelos técnicos da Fujama, com o mapeamento e investigação dos locais com possíveis irregularidades no que se refere ao engaiolamento de pássaros silvestres e finalizada nesta quarta-feira (6), com a soltura dos animais apreendidos em uma área florestada mais conservada no interior de Jaraguá do Sul, com suporte para essa quantidade de aves.
        De acordo com o biólogo Christian Raboch Lempek, esse local foi escolhido devido às características e também para a adaptação das espécies. "Essas ações serão intensificadas, frequentes e rotineiras a partir do próximo ano, pois não é aceitável, nos dias de hoje, pessoas manterem animais em cativeiro somente para sua contemplação, pássaros são livres para voar", avisa Normando Zitta.
        A denúncia anônima também foi uma grande ferramenta utilizada nessa operação, onde a recomendação é de caso a população verifique alguma irregularidade, seja acionado o 156 da Prefeitura onde o anonimato será mantido e de grande valia para as próximas operações.

 

 

 

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
0
Adicionar comentario neste notica  
 

Demais Notícias cadastradas para a cidade:
Educação Especial divulga serviços oferecidos

Jaraguá do Sul - Na semana em que se comemora o Dia internacional da pessoa com deficiência, a Secretaria de Educação divulga os serviços prestados pelo setor de Educação Especial. São dez profissionais que coordenam uma equipe de aproximadamente 120 profissionais. Esses...
Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Postagem: Array | Terça-Feira


Encerrada a 2ª Campanha de Alevinos 2017

Jaraguá do Sul - A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura encerrou na manhã desta quinta-feira (30), a segunda Campanha de Alevinos 2071. A entrega de encomendas aconteceu dependências da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Rua Ângelo Rubini, 600, Barra do Rio Cerro, anexo a...
Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Postagem: Array | Quinta-Feira


Municípios aprovam criação de Unidade de Conservação do Boa Vista Durante a última Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), no dia 22 de novembro, os prefeitos aprovaram a proposta da criação de uma Unidade de Conservação na região do Morro da Boa Vista. A aprovação representa um passo a frente na busca...
Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Postagem: Array | Terça-Feira


Equipe de tiro é campeã do Brasileiro

Jaraguá do Sul - A equipe de tiro de Jaraguá do Sul conquistou o título de campeã da modalidade carabina deitado do 46º Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo 2017, que terminou ontem (26), no Centro Nacional de Tiro Olímpico, no Rio de Janeiro.
Os pontos conquistados nas nove etapas...
Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Postagem: Array | Segunda-Feira


Não Violência Contra a Mulher é tema de evento

Jaraguá do Sul - A Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Fórum da Comarca de Jaraguá do Sul promovem evento alusivo ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, marcado para esta sexta-feira (24), das 13h30 às 17 horas, no Centro de...
Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Postagem: Array | Quarta-Feira




Clique para Voltar uma página
POSTAR COMENTÁRIO:

(0 / 350) caracteres
Obs.: O comentário postado passará por avaliação do moderador do site antes de ir para ao ar.

Painel de administração